Êxodo Policial na PCERJ

     Todos os dias vemos e ouvimos debates acerca da necessidade do aumento de numero de policiais civis no estado do Rio de Janeiro, se é necessário ou não. Em entrevista recente postada no Blog, o Chefe de Policia disse que ao assumir a Chefia da Polícia, deveria “fazer gestão privada dos recursos públicos” e, segundo o mesmo, conseguiu. Em 2002, quando ele ingressou na Pcerj, a necessidade era de 32 mil homens e com o projeto Dedic e suas novas escalas a necessidade da administração passou a ser de apenas 12000 homens, sendo que, atualmente o órgão conta com 10500. Um tanto quanto longe do ideal, e podendo se tornar um número ainda mais distante, tendo em vista o êxodo policial que ocorre no quadro de servidores, face aposentadorias, pedidos de exoneração, entre outros.
 
            Hoje é certo que a necessidade imediata seria de pelo menos mais 1500 policiais para se chegue a um número próximo do necessário, consoante dito pelo Dr. Allan, lógico que não considerando o grande numero de aposentadorias, demissões e exonerações que ocorrem todo ano, em 2010.

            A previsão de desfalque nos quadros em 2011 são ainda maiores, pessoas de dentro do órgão afirmam que existe número próximo de 1000 policiais com idade para se aposentar. Deve-se considerar, ainda, que, mesmo com os recentes concursos a perda continua, pois, muitos desses novos concursados, utilizam concursos para os cargos de inspetor, oficial de cartorio e outros, apenas como “trampolim” para outros concursos com melhores condições, fato este reconhecido pelo Chefe da Polícia Civil na referida entrevista.
             Levando-se em consideração o aqui exposto, cremos ser indiscutível a necessidade de contratar um numero maior que o ideal para manter o quadro nos 12 mil homens. Nos próximos dois anos seria necessário a contração numa média de 3 mil homens.
             Por fim, cabe dizer que existem 1340 aprovados prontos para as próximas etapas do concurso de Oficial de Cartório dispostos a ajudar a tentar modificar o quadro apresentado.







Ilustrando, segue um quadro quantitativo da evasão policial no ano de 2010

JANEIRO - 20 SERVIDORES a MENOS
14 APOSENTADORIAS, 3 DEMISSÕES E 3 EXONERAÇÕES.
FEVEREIRO - 33 SERVIDORES A MENOS
25 APOSENTADORIAS E 8 EXONERAÇÕES.
MARÇO - 24 SERVIDORES A MENOS
24 APOSENTADORIAS, NENHUMA EXONERAÇÃO OU DEMISSÃO.
ABRIL - 22 SERVIDORES A MENOS
21 APOSENTADORIAS E 1 DEMISSÃO.
MAIO - 40 SERVIDORES A MENOS
35 APOSENTADORIAS E 5 DEMISSÕES.
JUNHO - 32 SERVIDORES A MENOS
30 APOSENTADORIAS, 1 EXONERAÇÃO E 1 DEMISSÃO.
JULHO - 40 SERVIDORES a menos
37 APOSENTADORIAS, 2 DEMISSÕES, E SOMENTE 1 EXONERAÇÃO.
AGOSTO - 28 SERVIDORES A MENOS
22 APOSENTADORIAS, 5 EXONERAÇÕES E 1 DEMISSÃO.
SETEMBRO - 41 SERVIDORES A MENOS,
36 APOSENTADORIAS, 1 EXONERAÇÃO E 4 DEMISSÕES.
OUTUBRO - 26 SERVIDOREs a menos
23 APOSENTADORIAS, 2 EXONERAÇÕES E 1 DEMISSÃO.
NOVEMBRO 36 SERVIDORES A MENOS.
36 APOSENTADORIAS, 0 DEMISSÃO E 0 EXONERAÇÃO.
DEZEMBRO,
29 APOSENTADORIAS, 6 EXONERAÇÕES, E NENHUMA DEMISSÃO.

Total de Janeiro à Dezembro de 2010 = 377 vacâncias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...